9.-EXISTE RIGOR NA CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS IMPOR- TANTES

Todos os documentos importantes que impliquem em informações contábeis, comerciais ou fiscais, devem passar por rotinas de avaliação quanto à sua segurança e precisão. Devemos ter sempre presente que os erros de processamento são, em 99%, consequência de entradas de dados erradas.

Não sòmente na área de processamento de dados deve haver esta preocupação, mas também nas outras áreas, como revisão de cheques e duplicatas, NFs, boletins de caixa, saldos bancários, etc. Erros são humanos e podem ser cometidos por qualquer um, por mais responsável que seja. Fadiga, desatenção, interrupções por terceiros, ilegibilidade, etc, são causas naturais de erros que produzem retrabalho e confusão e precisam ser eliminados.

A conferência dos procedimentos/documentos importantes, feita com rigor e critérios adequados, com certeza eliminarão a imensa maioria destes riscos, aumentando a QUALIDADE no processamento de informações.

Cabe a cada setor definir quais são os procedimentos e os documentos mais importantes para serem conferidos, bem como quais as rotinas de conferência que devem ser seguidas. Isto, aliada à definição clara de responsabilidades pelo processo, irá garantir maior qualidade.

Próxima dica.............................................................................................................................................................