8.-CÓPIAS DE PROGRAMAS/ARQUIVOS DO CPD SÃO FEITOS REGULARMENTE

Todos os programas e arquivos de dados do CPD devem possuir cópias de segurança atualizadas e com sua integridade checada, para evitar surpresas desagradáveis com panes elétricas, falhas de hardware ou software, erros de operação, etc.

Sem cópias de segurança, nestes momentos, a pode-se perder dados importantes e, às vezes, irrecuperáveis, comprometendo-se até aspectos fiscais e contábeis da empresa. Estes riscos tornam-se maiores em função das tendências de processamento descentralizado, quando pessoas de menor grau de especialização passam a se envolver mais diretamente com a entrada/processamento de dados.

É importante que se tenha regras/normas estabelecidas para a realização de cópias de segurança, envolvendo frequência, mídias, softwares, locais de armazenagem, etc, para se evitar improvisações e soluções "fora de padrão", que podem nos iludir quanto à efetiva segurança dos dados.

Da mesma maneira, a empresa deve se proteger quanto às senhas de acesso a arquivos e procedimentos diversos, bem como à manipulação "on-line" de servidores centrais. Pirataria é outro capítulo importante na segurança dos dados, por envolver riscos legais à empresa (mesmo com o desconhecimento por parte de seus responsáveis legais), além de representar uma porta aberta à contaminação por diversos tipos de vírus que circulam em programas "piratas".

Próxima dica..........................................................................................................................................