4.-PROCEDIMENTOS COM DEPOSITO DE NUMERÁRIO ESTÃO OK

O numerário recebido, tanto em dinheiro quanto em documentos diversos (cheques, etc), deverá ser imediatamente depositado, de modo a evitar-se "dormida" de dinheiro em cofres da loja. Seja pelo custo do dinheiro, seja pela agilização do fluxo de caixa da empresa, o saldo de caixa na loja (entesouramento) deve ser o mínimo possível.

O processo de recolhimento e de depósito constituem momentos de risco, do ponto de vista de segurança, por envolverem somas apreciáveis de numerário. Procedimentos especiais de cautela devem ser adotados, principalmente quando não realizados por empresas especializadas.

De qualquer forma, há hoje um sentimento predominante (até em função das possibilidades de seguros contra roubos) que não vale a pena o pessoal da loja tentar reagir na hipótese de alguma tentativa de assalto, pelo risco a que se submete os clientes e os próprios funcionários. Os prejuízos à imagem da loja e da empresa, com um incidente deste tipo, em caso de roubo/assalto, serão infinitamente maiores do que perdas materiais.

Próxima dica..............................................................................................................................................