33-CARTAS DE PRORROGAÇÃO ESTÃO SENDO EMITIDAS

Quando ocorrem atrasos na entrega realizadas pelos fornecedores, algumas providências precisam ser tomadas pelas lojas. Devem providenciar a emissão imediata da carta de prorrogação do vencimento, a fim de ressarcir-se das perdas provocadas pelo encurtamento no prazo de pagamento.

É conveniente definir prèviamente o modelo desta carta e, pelo próprio endereço da NF (quando não se tem o endereço do Contas a Receber do fornecedor), providenciar o seu imediato envio. Cópia da carta, ou da relação de cartas emitidas, deve seguir para o Contas a Pagar de nossa empresa para o devido acompanhamento da prorrogação efetiva nas duplicatas, seja em Bancos ou em Carteira.

Mesmo em períodos de inflação baixa, não é justo pagar pelo tempo no qual a mercadoria esteve, desnecessàriamente, parada em depósitos ou transportadoras. Além disto, se não há acompanhamento de nossa parte, os fornecedores acabam por tornar a exceção (eventuais atrasos) em regra geral.

De qualquer forma, é preciso quantificar um limite mínimo (pode ser expresso em moeda corrente no valor na NF, ou em valor de juro/dia) para que a reclamação não custe mais do que a perda financeira decorrente do atraso. Nesta situação, mesmo que não se deva enviar uma carta de prorrogação, é preciso comunicar ao fornecedor a queda na qualidade de seus serviços, para que ele possa tomar providências corretivas.

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