32.-RELAÇÃO COM AS ALÍQUOTAS DE TRIBUTAÇÃO ESTÁ ATUALIZADA

Para a emissão de notas fiscais, é preciso que se verifique quais os produtos que sofrem o recolhimento de tributos ou não e quais são as alíquotas de cada um. Essa informação é indispensável para a área da Loja que faz a emissão e a recepção das notas fiscais.

Manter atualizada esta informação no depósito/escritório da loja, para que seja consultado sempre que preciso, é uma atividade que não pode deixar de ser executada. A parafernália de alíquotas no Brasil exige que se tenha uma adequada administração destes tributos, de modo a diminuir o máximo possível de problemas que possam comprometer a rentabilidade da operação. É o caso de recebimento de mercadorias com alíquotas de crédito de ICMS abaixo do correto e que, na operacão de venda pagarão a alíquota devida, gerando uma diferença maior do aquela apurada pelo lucro bruto. Atenção especial se deve às mercadorias com substituição tributária e aquelas com base de cálculo reduzida.

Próxima dica..................................................................................................................................................