31.-É PROIBIDO O ACESSO DE CHAPAS/MOTORISTAS ÁS ÁREAS INTERNAS DA LOJA

É grande o número de empresas que estabeleceram em suas normas a proibição de acesso de pessoal de entrega dos fornecedores às áreas internas das lojas, principalmente dos chamados "chapas" (aqueles trabalhadores avulsos que auxiliam o descarregamento dos caminhões).

As perdas e prejuízos que podem ser gerados por essas pessoas quando possuem acesso e circulação livres às áreas internas da loja e do depósito, levam as Empresas a efetuar um controle rígido sobre a sua movimentação. Nestas áreas citadas são realizadas o recebimento e conferência das mercadorias, o que já tornaria desaconselhável a presença de pessoal que as entregou. Além disto, a circulação em áreas onde um grande número de produtos estão armazenados, aumenta a tentação de pequenos furtos.

Algumas empresas marcam, com sinalização no piso, o limite de acesso de pessoal de fora da loja, além de avisos na parede, para evitar mal-entendidos. O grande inimigo no cumprimento desta norma é o congestionamento nas entregas, em determinados dias e horários, o que "estimula" a utilização de mão de obra dos fornecedores para agilizar o processo.

Próxima dica...........................................................................................................................................