3.-ABERTURA/ENCERRAMENTO DE CAIXAS ESTÃO DE ACORDO COM AS NORMAS

Os operadores de Caixa, ao iniciar seu turno, devem conferir os saldos recebidos (fundo de troco, documentos, etc). É um valor pelo qual assumem a responsabilidade para posterior prestação de contas. Da mesma forma, no encerramento, após classificar corretamente a documentação em seu poder (cheques, comprovantes de "sangrias", tíquetes, cupons, etc), devem entregá-la a quem de direito, juntamente com seu saldo de caixa, mediante conferência e recibo. Nem sempre, no entanto, podem os operadores de Caixa efetuar esta conferência a contento, criando riscos de desavenças posteriores quanto à prestação de contas.

Especialmente em dias e horários de grande movimento, ou pelo horário tardio, surgem di- ficuldades quanto à execução deste procedimento à risca. Mas, sempre que possível, deve-se exigir esta conferência nos valores/documentação entregues por (ou para) operadores, para segurança mútua, da empresa e de seus colaboradores.

Na hipótese de serem detectadas diferenças de Caixa, estas devem ser documentadas, imediatamente, e providenciado o ato de reconhecimento por parte do respectivo operador. É conveniente que as normas da empresa quanto a faltas e sobras de Caixas sejam do conhecimento pleno dos operadores, inclusive com seu "ciente" no documento apropriado. Isto evita alegações de desconhecimento, posteriormente ao problema, junto a Sindicatos, Ministério e à Justiça do Trabalho, etc.

Próxima dica..............................................................................................................................................