26.-RECOLHIMENTO DE VALORES NAS CAIXAS (SANGRIA) ESTÁ OK

A sangria é uma medida de segurança realizada pelas lojas para evitar que, nas caixas registradoras fique uma quantia excessiva de valores. Essa atividade, na maioria das vezes, é realizada pela Caixa/Tesoureira geral da loja, com a ajuda do pessoal da segurança e da frente de loja.

Nas lojas que ainda não dispõem do PDV, o horário de realização da sangria deverá ser definido pelo Gerente da loja, podendo variar o número de vezes ao dia de acordo com o movimento de clientes verificado na loja. No caso das lojas automatizadas, o próprio PDV informa à operadora o momento em que deve parar para realização da sangria. Neste momento, a operadora avisa ao chefe/encarregado da frente de loja para que o mesmo possa tomar providências quanto à realização do recolhimento dos valores.

A razão maior para se efetuar as chamadas "sangrias" é evitar o acúmulo de valores nas caixas/PDVs, desestimulando-se, por consequência, assaltos às lojas. O dinheiro recolhido deve ir para cofres tipo "boca-de-lobo", com duas chaves, sendo uma da transportadora de valores e a outra da loja, pela mesma razão anterior.

Próxima dica...............................................................................................................................................