2.-VERIFICA-SE QUALIDADE/QUANTIDADE DA MERCADORIA RECEBIDA/EXPEDIDA

Também, quando do recebimento/expedição de mercadorias, no Depósito da Matriz ou da loja, deve-se verificar tanto a qualidade quanto a quantidade do que estamos recebendo/ex-pedindo com a Nota Fiscal. Os conferentes são responsáveis pela verificação das quantidades e o emissor do pedido, de preferência e quando possível, verifica a qualidade. Isto se aplica em situações na qual o produto for de natureza perecível ou de tecnologia mais complexa.

Algumas empresas, para a conferência de quantidades, adotam o sistema de romaneio (ou a chamada "via cega" da NF), que consiste em efetuar o lançamento das quantidades recebidas, pelo conferente, sem a NF à mão. Sòmente posteriormente, este romaneio será checado com a NF para a avaliação da correção entre pedido/NF/entrega. É claro que o pedido será sempre a base da entrega e, porisso mesmo, a NF deve fazer referência ao número deste, para facilitar o processo. É muito importante que todos os operadores entendam que o recebimento de mercadorias é um dos gargalos para a geração de resultados na empresa varejista. Porisso mesmo, constitui-se em atividade de grande responsabilidade, para a qual se exige atenção e honestidade.

Próxima dica................................................................................................................................................