19.-CONTROLA-SE MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIA PARA CON- SUMO NA LOJA

Muito dos produtos consumidos durante o expediente pelos diversos setores da loja, são retirados de seu próprio estoque: alimentos para o restaurante, material de limpeza, etc. Para que não ocorram gastos excessivos ou uso inadequado destes produtos, alguém deverá ser responsabilizado pelo controle das requisições de cada setor. Esse controle procura evitar o aumento das despesas da loja, o que provocaria uma queda na sua rentabilidade. Assim, é conveniente fixar um limite global para cada loja, expresso em um percentual sobre as vendas, para servir de base para o acompanhamento da Gerencia.

As eventuais disparidades entre diversas lojas, quando for o caso, devem ser analisadas: muitas vezes, errado não está o consumo de maior valor, porque isto poderá ocorrer apenas por ser a loja que está efetivamente controlando seu consumo, enquanto outras não registram tudo!

A idéia não é eliminar o consumo de produtos da loja nas atividades necessárias desta. O objetivo é mensurar este consumo, estabelecer padrões médios e, através do controle, racionalizar este consumo, eliminando o desperdício.

Próxima dica................................................................................................................................................