16.-PORTARIA RECOLHE OU PLASTIFICA BOLSAS E SACOLAS DE CLIENTES E FORNECEDORES

Na frente da loja existe um setor específico onde são guardadas as bolsas e sacolas dos cli- entes. Esse serviço prestado aos consumidores visa dar maior segurança para a loja, evitando que pessoas desonestas coloquem mercadorias dentro das suas bolsas e sacolas, enquanto circulam pela loja. Para muitos, evita-se o desconforto de fazer as suas compras com sacolas e bolsas penduradas ou ocupando espaço desnecessário em seu carrinho.

Alguns varejistas, no entanto, para evitar constrangimentos e o risco de desaparecimento de coisas pessoais dos clientes, deixados dentro destas bolsas e sacolas, resolveram abordar o problema por um outro ângulo: plastificar estas bolsas e sacolas, de modo a envolve-las por um lacre e, assim, impedir sua abertura para a colocação de mercadorias em seu interior. O cliente pode levá-las, porém, "lacradas". Como toda solução, existem pontos a favor e contra. Há um investimento inicial nas máquinas para cortar o plástico e fazer o saco, mais o consumo do material utilizado neste. É preciso, em cada caso, analisar prós e contras e escolher a opção que mais se ajuste a seu problema.

Mas os funcionários que trabalham nos "guarda-volumes", quando for esta a opção, devem ser orientados para garantirem a segurança daqueles volumes deixados pelos clientes, até mesmo quando, por qualquer razão, os mesmo sejam esquecidos na loja.

Neste caso, os pertences esquecidos devem ser recolhidos à gerência da loja, quando do término do expediente, pelo responsável. Na gerência, deve haver algum tipo de controle sobre este material esquecido no "guarda-volumes", de modo que não se extravie os "achados e perdidos", pelo menos por um período de 180 dias, após os quais deveriam ser encaminhados à uma instituição de caridade. A colocação de avisos na loja, com a relação do material encontrado, além do aviso de doação após 180 dias, constituem manifestação de respeito pela propriedade do cliente, o que soma para a imagem da loja e da empresa.

Próxima dica...............................................................................................................................................