15.-CONFERE-SE TÍQUETES/NOTAS DE CLIENTES QUE SAEM PELA ENTRADA

O fluxo de pessoas que entram e saem de uma loja é intenso, especialmente naquelas de maior área de vendas. Em decorrência deste fato, as lojas devem possuir a preocupação de estar atentas quanto à saída de clientes pela entrada da loja. Algumas colocam "check-outs" em ilhas no salão da loja, para pagamento de alguns tipos de compras efetuadas pelos clientes, como lanches, CDs/discos e fitas de vídeo, perfumaria fina, etc.

Os funcionários responsáveis pela observação/controle das entradas da loja devem estar preparados para abordar, de maneira gentil e discreta, os clientes que saírem por fora da linha dos "check-outs" normais, para verificar as notas das mercadorias que teriam sido pagas no interior da loja.

Nunca é demais, no entanto, reafirmar que todos são honestos até prova em contrário. Portanto, nada de truculência nesta verificação. Outrossim, é bom sinalizar claramente a necessidade desta verificação, sempre que o cliente sair pela entrada, solicitando a eles que apresentem o tíquete da compra ao funcionário encarregado.

Próxima dica..............................................................................................................................................