1.-CONFERE-SE PREÇOS DE CUSTO/VENDA DAS MERCADORIAS RECEBIDAS

Quando do recebimento de mercadorias nas lojas, é fundamental a conferência dos valores de custo existentes na NF e os de venda (no livro de preços), para avaliação da margem bruta de cada ítem. Quando ela for negativa, ou muito reduzida, deve-se confirmar custo e venda, de modo a se evitar erros (no recebimento ou na comercialização do produto).

Da mesma forma, o prazo de pagamento constante na NF e eventuais bonificações ou descontos precisam ser conferidos com o pedido/cadastro, para se evitar perdas à empresa. Adicionalmente, conferir o prazo de pagamento significa, também, avaliar o período de tempo decorrido entre a emissão da NF e a data em que estamos recebendo a mercadoria. É preciso haver uma tabela de "tempos de viagem" dos diversos centros fornecedores até o local de nosso recebimento, estabelecida em dias, para que não se pague o tempo em que as mercadorias tenham ficado "dormindo" no fornecedor ou na transportadora.

Quando o prazo do transporte for superior ao razoável, devemos emitir carta com os dados da NF/Fatura, solicitando prorrogação correspondente no vencimento da duplicata.

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