8.-PAGAMENTOS SÃO PROGRAMADOS COM ANTECEDÊNCIA ADEQUADA

Para que o fluxo de caixa da empresa possa se processar sem surpresas, torna-se necessário que as previsões, de receitas e de despesas, sejam realizadas com antecedência suficiente para permitirem uma margem de manobra. As despesas gerais (aquelas não regulares), em muitos casos, são comunicadas na véspera (ou até no dia) de seu pagamento. Isto provoca um imprevisto financeiro, normalmente acarretando despesas desnecessárias com juros/encargos.

O desejável é que se informe com uma semana de antecedência (pelo menos) os pagamentos previstos, mesmo que com alguma margem de erro, para confirmação posterior. No caso de despesas operacionais regulares e de pagamentos a fornecedores, este planejamento é mais fácil. O problema, normalmente, constitui-se das pequenas despesas, porém diárias, que, no caso de uma empresa com muitas lojas, pode atingir um montante apreciável todos os dias. É preciso haver cooperação de todos, para que o setor correspondente possa melhor gerir o fluxo de caixa.

Próxima dica ..............................................................................................................................................