6.-SISTEMA DE INFORMAÇÕES ESTÁ SENDO UTILIZADO ADE- QUADAMENTE

As empresas supermercadistas, cada vez mais, tem investido em sistemas de informações gerenciais para permitir a seus executivos o correto gerenciamento de seus resultados.

Atualmente, pela crescente redução dos custos de hardware e de software, até mesmo sistemas de retaguarda na automação comercial tem ficado ao alcance de pequenas empresas do setor.

Habitualmente, estes sistemas permitem o monitoramento dos principais indicadores de gestão das Lojas, como as vendas, despesas principais, acompanhamento de margens brutas e giro dos estoques. Mesmo naquelas empresas que ainda o fazem por sistemas manuais, não existe mais quem não acompanhe estes resultados, ainda que com menor grau de precisão ou apenas com frequência mais espaçada.

Desta forma, é absolutamente importante que não permaneçam como instrumentos sub-utilizados, devendo serem consultados imediatamente após seu recebimento pela loja/setor, para o correto acompanhamento dos resultados. Ao final do ano, apresentará lucro quem tiver tido o trabalho de se avaliar durante as 52 semanas, uma após a outra, adotando ações corretivas, quando necessário!

Próxima dica .............................................................................................................................................