3.-EXISTE E FUNCIONA CONTROLE DE TELEFONE/FAX OU COPIADORAS

As despesas das empresas com estes ítens são expressivas e precisam ser, permanentemente, acompanhada. As centrais telefônicas modernas permitem analisar e comparar consumo por terminal, informando aos diversos setores/filiais seus eventuais excessos. Mesmo nestes casos, a administração destas despesas, no dia-a-dia, requer atenção das chefias e gerência, eliminando-se comunicações desnecessárias, cópias supérfluas, em suma, o desperdício.

Uma forma de racionalizar as comunicações é usar um correio eletrônico, quando existe rede de comunicações informatizada, ou pela Internet/Intranet, deixando-se o Fax para comunicações urgentes. Em suma, deve-se adotar uma postura de racionalizar estas despesas, acompanhando-as permanentemente e tomando-se providências para racionalizá-las ao máximo, com o cuidado, no entanto, de não afetar a qualidade da operação.

Outro cuidado deve ser com os celulares, especialmente para pessoal de fornecedores. As tarifas de telefone fixo para celular são muito caras e, quando não houver urgência, não se justifica utilizá-los sem critério.

Próxima dica ............................................................................................................................................................