7.-CONCORRENTES ESTÃO SENDO VISITADOS E SUAS AÇÕES ANALISADAS

Devemos manter sob controle as ações dos concorrentes em promoções e na propaganda. Folhetos, anúncios de modo geral, vitrines e até informações passadas por clientes, são algumas das fontes que devemos utilizar para acompanhar e reagir sobre estas ações. O importante é estar, permanentemente, monitorando a concorrência, direta e indireta, em todas suas atitudes, para poder reagir adequadamente. Fornecedores são, também, uma fonte de informações, mas é preciso ter certa reserva com estes, uma vez que atuam em todos os clientes e, para se obter a verdade isenta, é preciso ler nas entrelinhas, muitas vezes.

Não devemos, contudo, posicionarmo-nos como meros "respondedores" da concorrência, cabendo-nos, através da política de marketing e de acordo com nossos objetivos estratégicos, planejar e agir em faixa própria, levando em conta nossas conveniências. Tomar a iniciativa de cativar o cliente, por um conjunto de iniciativas, e não apenas reagindo à concorrência.

De qualquer maneira, o monitoramento deverá ser feito, também, pelos encarregados e pelos chefes de setores/seções, cada um junto a seus concorrentes diretos, quanto à qualidade e variedade de produtos, preços, merchandising, promoções e propaganda, atendimento (quan- do existir contato com o público), limpeza e higiene das instalações, serviços adicionais, etc. O pessoal de operações precisa avaliar onde os concorrentes estão piores, iguais ou melhores, em cada um destes fatores. Só assim, comparando, poderão identificar seus pontos fracos e fortes e traçar planos para consolidar seus pontos positivos, definindo suas estratégias. O nome do jogo é "vencer os concorrentes junto ao cérebro do consumidor"!

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