4.-DEGUSTAÇÃO/DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTO ESTÁ MOTIVANDO CLIENTES

Devemos aproveitar o conceito de parceria com nossos fornecedores para utilizar o recurso da demonstração como fator de promoção de vendas. Isto é particularmente válido para aqueles produtos que ainda estejam na fase de crescimento de demanda e que sejam relativamente pouco conhecidos pelos clientes. O planejamento destas ações deve ser realizado em consonância com o calendário promocional, até para se evitar iniciativas conflitantes, como a promoção de um produto, numa pilha especial, e a degustação de seu concorrente em outro corredor....

É importante que as iniciativas neste sentido sejam avaliadas inclusive junto aos consumidores, para verificar se surtiram o efeito planejado, de modo a melhorar a efetividade das ações. Às vezes, gasta-se muitos recursos nestas ações e sòmente se consegue molestar o consumidor, sem atrair sua atenção real, nem aumentar as vendas do produto em questão. Um dos aspectos críticos nestas iniciativas é o consumo de produtos da própria loja, para uso na degustação, principalmente. Deve ser montado um acompanhamento seguro das quantidades utilizadas para posterior ressarcimento do fornecedor. Caso contrário, quem "pagará o pato" será a loja.

Próxima dica ............................................................................................................................................