3.-CALENDÁRIO PROMOCIONAL EXISTE E ESTÁ SENDO EXECUTADO OK

Tanto para a empresa como um todo, quanto para cada loja, devemos procurar seguir e executar um calendário promocional. Nas lojas, além daquele global para toda a empresa, deve ser negociado com cada gerente um calendário específico, contendo ações válidas aoenas para aquela loja, ou para uma determinada linha/família de produtos, em particular. O da loja concentrará sua atenção sobre as oportunidades para estimular as vendas de cada setor, todos os dias da semana. Deve ser elaborado com a participação ativa do encarregado e pessoal do próprio setor, levando em conta os clientes e os concorrentes de cada um deles.

Deve conter os produtos que serão promovidos, o período, o atrativo da promoção (preço, descontos, brindes, condição de pagamento, etc), a quantidade disponível a ser promovida e a mídia a ser utilizada na sua divulgação.

É preciso possuir um controle dos produtos vendidos, após a promoção, devendo ser mantido um registro destas quantidades para evitar, no futuro, repetição de erros eventualmente ocorridos. Na escolha do período de promoção para cada produto é preciso, òbviamente, levar em conta suas eventuais características de sazonalidade.

No planejamento destes calendários promocionais é absolutamente necessária a participação tanto do pessoal de compras quanto de operação (vendas), para diminuir a chance de erros.

Próxima dica ............................................................................................................................................