10.-SISTEMA DE SOM INTERNO ESTÁ SENDO UTILIZADO ADEQUA- DAMENTE

O sistema de som interno, quando existente na loja, poderá ser um instrumento de eficaz divulgação das promoções, ofertas e serviços oferecidos. É preciso que o mesmo seja mantido adequadamente, a fim de que possa ser ouvido em qualquer local pelos clientes, sem poluir o ambiente. O controle do sistema deverá ser feito por pessoa qualificada, tanto em termos de organização do serviço, quanto dotada de uma voz agradável, para não ficar "guinchando" no ouvido dos clientes. É importante que a locução não se constitua em fonte de irritação para todos.

É recomendável que a locução não seja utilizada ininterruptamente, em horários impróprios ou de forma constante (sem intervalos musicais). Deve ser aproveitado de maneira criativa e em conjunto com o calendário promocional, utilizando-se, preferencialmente, as próprias trilhas sonoras de comerciais que se esteja veiculando na propaganda junto aos meios convencionais de mídia, alternadamente com locução das ofertas da loja e com a programação musical da (s) emissora(s) escolhida(s). No entanto, ao se optar por sintonizar emissora convencional, deve-se ter muito cuidado com a programação de comerciais dos concorrentes nesta emissoras, escolhendo-a criteriosamente. Pode-se também utilizar fita pré-gravadas em estúdios, para utilizar no sistema. É conveniente negociar com o escritório do ECAD local a taxa de pagamento de Direitos Autorais, em qualquer dos casos, conforme exige a Lei.

Próxima dica ...........................................................................................................................................