10.-PREÇOS DA CONCORRÊNCIA ESTÃO ATUALIZADOS E CONFERIDOS .

Por mais difícil que seja a realização desta atividade, é absolutamente importante manter atualizada a análise dos preços dos concorrentes, de modo que se possa fazer os ajustes necessários na nossa política de preços. Temos o objetivo de manter a competitividade, por um lado, mas também a rentabilidade, por outro.

Seja pela propaganda, pelos clientes, por telefone, pela visita (sistemática ou eventual) às lojas, etc, estes preços da concorrência precisam ser conferidos e comparados, para que possam servir de base sólida para nossas decisões. Devem servir de parâmetros não sòmente para diminuir preços, mas também para elevá-los, sempre que possível. Aliás, manter a competitividade, baixando preços, exige, como contrapartida necessária, que se aproveite todas oportunidades para efetuar uma compensação!

Quando esta atividade for descentralizada, é importante a definição inicial de quais os concorrentes que devem ser acompanhados, de quais serão os produtos a ser acompanhados e qual o percentual de preços mais baixos que pretendemos manter na briga com cada um des- tes concorrentes. A política de preços é um componente essencial na formação do lucro da empresa e, porisso mesmo, precisa ser tratada com muito critério e responsabilidade. A descentralização, pois, necessita ser bem acompanhada, tanto pelo pessoal da loja quanto da matriz, para evitar corrosão no lucro bruto, em especial naqueles produtos de peso maior no faturamento da loja.

Quando for centralizada, é importante que a coleta de preços da concorrência e as decisões de acompanhamento (ou não) sejam muito ágeis, para evitar que se esteja sempre ao reboque dos outros lojistas. Interessante discutir, também, com quem fica a responsabilidade pelo LB da loja, em tais circunstâncias...

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