18.-HÁ ORIENTAÇÃO PERMANENTE SOBRE AS PRIORIDADES DO SETOR

Uma equipe sòmente poderá atingir bons resultados se souber, claramente, QUAIS SÃO ESTES RESULTADOS que devem ser atingidos! Quando se tem muitos resultados a serem perseguidos, é importante definir quais são os mais importantes. Isto é: quais são as prioridades. O responsável por cada equipe, setor, área ou loja deve estar definindo, permanentemente, quais são as prioridades da equipe naquele momento: as do dia, da semana, do mes, do semestre, etc. Sòmente assim todos saberão se orientar por aquilo que é fundamental, que é mais importante do que todo o resto: as prioridades. Estas devem ser perseguidas pela equipe e devem corresponder às oportunidade de melhoria dos resultados, sendo definidas após cuidadosa análise das alternativas. Priorizar significa compreender que não temos condições de realizar tudo ao mesmo tempo. Precisamos focar a atenção e o esforço da equipe naquilo que será o alvo principal em cada momento. E isto sòmente será obtido se estiver claro para todos quais são os resultados mais importantes naquele instante.

O foco das atenções gerenciais deve estar centrado naquilo que é mais importante para o conjunto da loja ou do setor/área, naquele período. Algumas atividades, alguns resultados, sempre produzirão maior impacto no global, do que outras opções. É preciso saber enxergar este "essencial", no momento certo, para não dispersar forças naquilo que não é estratégico, que não é prioritário. Não temos recursos, nem humanos nem materiais, para fazer tudo o que precisa ser feito. Logo, precisamos escolher, hierarquizar, aquilo que será o foco de nossa atenção.!

Próxima dica ............................................................................................................................................