12.-AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO SÃO FEITAS REGULARMENTE

É importante que cada colaborador, pelo menos nos níveis de maior responsabilidade, saiba como está sendo o desempenho que vem alcançando, frente aos resultados que dele se espera.

As empresas, por diversos caminhos, vem desenvolvendo sistemas para avaliar o desempenho de cada um. Mas, independente dos sistemas que a empresa possa nos oferecer, do ponto de vista formal, cada chefia precisa complementar, com seus próprios métodos de medição, o desempenho da equipe sob sua responsabilidade, pois o sucesso da chefia depende do sucesso de sua equipe. Resultados mensuráveis (e até mesmo não mensuráveis) devem ser fixados como referência/padrões, para se avaliar este desempenho. Ele poderá ser mais exigido quanto maior o grau de autonomia que tiver o colaborador. Em outras palavras, maior autoridade corresponde a uma maior responsabilidade por resultados. Mas, avaliações regulares destes resultados, com análise crítica do que não se realizou a contento, quais as possíveis causas do mau desempenho, aspectos positivos da atuação, etc, constituirão fonte de aprendizado e motivação para o funcionário.

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