46.-MANUTENÇÃO DO EQUIPAMENTO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS ESTÁ OK

Nos supermercados, principalmente na área onde se localiza o depósito, encontram-se diversos produtos inflamáveis que podem provocar incêndios ou outros acidentes nas lojas, coocando em risco a vida de seus funcionários, de clientes e o patrimônio da empresa.

Para minimizar riscos, no caso de um sinistro, deve existir (até por exigência legal), em vários pontos da loja, extintores e outros equipamentos de prevenção, preparados para combater qualquer foco de incêndio que vier a surgir. É preciso apenas que estes equipamentos sejam re- gularmente vistoriados e tenham a manutenção necessária para seu funcionamento.

Deve existir, também, nas lojas pessoas preparadas para manusearem estes equipamentos caso seja necessário. Além disto, deve existir um setor de Segurança do Trabalho que, rotineiramente, verifica a validade e condições de uso desses equipamentos. Dependendo do porte da empres, este serviço é mais conveninte ser terceirizado e o próprio MT pode auxiliar na indicação de profissionais para este fim.

Próxima dica ............................................................................. ........ .....................................................