3.-MANUTENÇÃO E USO DE VEÍCULOS ESTÁ DE ACORDO COM AS NORMAS

Toda empresa tem normas para o uso e manutenção de seus veículos, objetivando a segurança de seu pessoal e a preservação do capital investido neste veículos. Quanto à sua utilização, a regra básica é o uso restrito aos interesses da empresa (salvo autorização claramente manifesta). Dirigí-los com o máximo de cuidado e segurança, oferecer carona sòmente quando não exista risco em fazê-la (há quem as proíba, expressamente), respeitar as regras de trânsito e as limitações de velocidade são outros cuidados que devemos ter.

A manutenção deve ser, preferencialmente, preventiva. Motoristas devem alertar o setor competente para qualquer diferença no comportamento do veículo, em relaçãp a seu normal evitando que os problemas se avolumem. Especialmente quando os veículos são utilizados por apenas um (ou dois motoristas) é mais fácil "sentir" o carro. Pneus, lubrificantes, parte elétrica e de iluminação, o nível adequado de combustível, sistema de refrigeração funcionando, etc, são alguns dos pontos críticos da manutenção preventiva e que devem ser observados. Embora óbvio, é conveniente lembrar que deve ser absolutamente proibido dirigir veículos da empresa sem se estar devidamente habilitado!

Os veículos devem ter um esquema de vistoria regular em sua documentação e é importante manter controle sobre seu consumo e despesas de manutenção. Da mesma forma, em relação aos seguros não-obrigatórios, quando for o caso.

Finalmente, devemos lembrar que os veículos não se constituem armas e que, portanto, devem ser utilizados com extremo respeito pela vida (a nossa própria e a dos outros).

Próxima dica ......................................................................................................................................................