14.-CONSERVAÇÃO/LIMPEZA/AFERIÇÃO DE BALANÇAS ELETRÔNICAS ESTÁ OK

Com o advento do Código de Defesa do Consumidor, os supermercados tiveram que se adaptar ou mesmo modificar os seus equipamentos e métodos de trabalho. Uma das maiores preocupações que se deve ter com os equipamentos está nas balanças que fazem as pesagens dos produtos. Estes instrumentos eletrônicos de precisão merecem cuidados na sua manipulação e conservação, além do fato de não poderem ficar sem aferições regulares, pois estamos sujeitos a fiscalizações do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), o que acarretaria grandes prejuízos com multas e, o que é muito pior, perda de credibilidade junto aos clientes.

Para que transtornos sejam evitados, é preciso atenção quanto à conservação e limpeza das balanças eletrônicas, como, por exemplo, evitar molhá-las, colocar peso excessivo, dar pancadas, deixar teclado desprotegido (sem plástico protetor), etc. Os cabeçotes de impressão são caros e requerem atenção especial, também. Tensão estabilizada na rede elétrica é aconselhável para poupar as chamadas "fontes" destes equipamentos, aliás como outros da mesma natureza.

Próxima dica ...................................................................................... ...................................................................