9.-HÁ CONTROLE DE MERCADORIAS SEM PREÇO

Nas mercadorias que devem possuir etiqueta, cartaz ou cartazete com seu preço, é importante que haja supervisão para que isto efetivamente aconteça. Ação involuntária de clientes, de pessoal da limpeza, ou qualquer outra causa, podem remover, trocar ou estragar estas etiquetas ou cartazes, devendo o pessoal da loja imediatamente providenciar sua reposição. Para tanto, é necessário que cada loja estabeleça algum sistema de controle para que se identifique a ocorrência de tais problemas,e suas causas, com o objetivo de evitar sua repetição sistemática. Seja depositando estes produtos em carrinhos na frente de loja, seja passando diàriamente nas prateleiras para conferência (preventiva), ou por qualquer outra forma, o importante é evitar que o cliente encontre os produtos sem seus preços correspondentes. Isto, além de irritá-lo, provoca atrasos na sua liberação pelos caixas, aumentando filas, o que sempre é um problema, especialmente nos horários de maior movimento. Além disto, a legislação, em muitos casos, obriga o comerciante a expor o preço de determinado produto e o não cumprimento disto provoca multas expressivas, além de desgaste na imagem da empresa. Mais recentemente, embora não existam estatísticas que o justifiquem, os PROCONS invocam ao texto frio da Lei para exigir a colocação de etiquetas diretamente nos produtos, excetuando-se congelados e resfriados, hortifrutigranjeiros, ítens de pequeno volume, etc.

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