4.-BALCONISTAS/ATENDENTES CONHECEM BEM PRODUTOS QUE VENDEM

Mesmo nas empresas de auto-serviço, existem funcionários cuja responsabilidade maior é na prestação de serviços pessoais aos clientes, atendendo-os em suas necessidades de compra. Além de dominar as técnicas do bom atendimento, é importante que estes funcionários conheçam os produtos que estão vendendo. Assim, balconistas de Padaria precisam diferenciar as características da massa de um pão do outro, a composição de cada torta ou bolo, dos biscoitos, etc.

Quem atende na Fiambreira, precisa saber para o que serve cada tipo de queijo, qual a diferença entre os diversos tipos de embutidos (fiambres), etc. Atendentes no setor de Eletro serão solicitados pelos clientes para explicarem porque um produto é mais caro do que outro, como são os procedimentos de instalação, sobre a Assistência Técnica, etc.

Em suma, precisamos avaliar, permanentemente, se aqueles que atendem os clientes estão efetivamente habilitados a prestarem todos os esclarecimentos que estes tiverem necessidade, a respeito dos produtos. Em caso de resposta negativa, devemos providenciar junto a fornecedores e à empresa o apoio necessário para melhorar a capacitação deles, neste aspecto. Muitos dos fornecedores possuem vídeos, material escrito ou até instrutores para transmitir estes conhecimentos a seus revendedores. Assim, dentro do conceito de parceria, devemos procurar obter este material para melhorar a informação de nosso pessoal e aumentar as vendas, assim como a qualidade geral do atendimento.

Utilizar melhor os colegas mais experientes para auxiliar aos mais novos, realizar vendas simuladas, dividir a leitura de manuais (quando existem) entre a equipe e fazer cada um apresentar um produto, por semana, são algumas idéias de inciativas que podem ajudar a aumentar o conhecimento sobre os produtos que vendemos. Se o conseguirmos, além de melhorar a qualidade do atendimento, com certeza iremos aumentar as vendas destes setores.

Próxima dica ...........................................................................................................................................