2.-FORNECEDORES SÃO TRATADOS COM ATENÇÃO, CORTESIA E SERIEDADE

Modernamente, os fornecedores são vistos como nossos parceiros na tarefa de conquistar consumidores para seus produtos, que estão expostos em nossas lojas. Assim, entre nós, existem muitos pontos coincidentes nos respectivos interesses. Em torno destes pontos em comum, deve-se explorar o conceito de parceria, buscando-se ampliar as oportunidades de venda e de ganhos, para ambos. O que se tem chamado de relação "ganha-ganha"

Os fornecedores, pois, também devem ser tratados com atenção, cortesia e seriedade, para que se estabeleça uma relação construtiva e duradoura. Nesta relação devem predominar, sempre, os interesses maiores de nossa empresa, especialmente quando se identificar uma divergência de objetivos com o fornecedor ou uma intenção eventual deste em tirar proveito de uma situação qualquer. Não se pode utilizar o prestígio da empresa em que trabalhamos para obter vantagens e benefícios junto a fornecedores. Isto é considerado uma falta gravíssima, do ponto de vista ético!

Parceria efetiva com o fornecedor é uma conquista de longo prazo, que só se concretiza sendo ambos corretos e éticos em suas relações. Precisa ser iniciada devagar, com aqueles de maior tradição e de melhor histórico, em torno de pontos negociados prèviamente, com revisões periódicas para se avaliar a evolução. A parceria ideal seria aquela na qual o fornecedor receberia um espaço destinado a seus produtos e , a partir dele, e das características da loja e empresa, fizesse uma sugestão de ítens a se trabalhar, uma frequência de entregas que fosse adequada para os interesses de ambos, fizesse os pedidos de reposição automàticamente (sem aumentar, nem diminuir, o nível certo do pedido), retirasse da linha aqueles ítens que não tivessem uma rotação satisfatória, etc. Além disto, tivesse um calendário promocional realmente interessante para os dois lados e para o consumidor e uma política de preços transparente, com bonificações claras e definidas, válidas para todos seus clientes e que levasse em conta pontualidade de pagamentos, o volume de compras, a tradição da parceria, etc.

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