17.-FICHAS DO GUARDA-VOLUMES ESTÃO EM QUANTIDADE E COM APARÊNCIA OK.

Muitas lojas ainda utilizam-se do sistema de Guarda-Volumes na entrada, para os clientes deixarem suas bolsas e sacolas. As fichas numeradas  devem estar limpas e bem conservadas, assim como sua quantidade deve ser suficiente para aguentar os picos de venda da loja (não há nada mais irritante para o cliente, do que ter que esperar por uma ficha para deixar seus pertences na entrada da loja!). Isto, é claro, para aqueles estabelecimentos que não adotem o empacotamento, em plástico, dos pertences do cliente, ao entra na loja.

É importante que os balconistas tenham muita atenção no momento da entrega da respectiva ficha ao cliente, para que não ocorram trocas de volumes (sacolas, bolsas, pacotes, etc) e, por consequência, para que não ocorram confusões que acabam custando dinheiro e desgaste à loja. Alguns municípios estão aprovando Leis locais que responsabilizam, integralmente, as lojas, pelo extravio "declarado" de bens no interior das bolsas e sacolas deixado nos guarda-volumes. Todo cuidado, pois, será pouco, especialmente para evitar a ação de "clientes" inescrupulosos, que declarem ter perdido valores elevados ao "esquecerem" seus pertences no Guarda-Volumes!

A aparência geral destas fichas é importante, também, para contribuir na passagem de uma idéia apropriada da loja aos clientes. Material adequado, duradouro e que permita a aplicação de um lay-out moderno, é recomendável. Algumas empresas optam por comercializar o espaço destas fichas aos fornecedores, como uma forma de reduzir o custo de sua permanente substituição (pelo desgaste e pela perda). Pode ser um negócio interessante para os dois lados.

Próxima dica .........................................................................................................................................